Eleonora Oliosi

05 de Maio de 2019 Voltar para Edições

Sobre a edição

“Ser professora de Ballet Clássico é uma dádiva. Me traz muita satisfação e esperança nos bailarinos brasileiros”.

Eleonora Oliosi

Nascida em Pelotas/RS, Eleonora desde criança demonstrou aptidão para dança. Iniciou seus estudos em Porto Alegre/RS com a professora Tony Seitz Petzhold, e em 1952 deu continuidade aos seus estudos no Rio de Janeiro/RJ, ingressando na Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal (hoje Escola Estadual de Dança Maria Olenewa). Em 1956, aprovada em primeiro lugar, passa a integrar o Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no ano seguinte assume o cargo de solista na referida Cia. sendo nomeada Primeira Bailarina pela então diretora Tatiana Leskova.

Em 1962 participa do Concurso promovido pela revista Querida e juntamente com o Primeiro Bailarino David Dupré são classificados em primeiro lugar, recebendo o Troféu Nijisnki e também participa do Primeiro Concurso Internacional de Dança do Rio de Janeiro, concorrendo com candidatas brasileiras e estrangeiras, obtento a segunda colocação, sendo a melhor colocação entre as concorrentes brasileiras naquele Concurso, como prêmio recebe bolsa de estudo por um ano em Paris, onde estuda com Mme. Lubov Egorova.

Em 1964, recebe Diploma de Honra das mãos da bailarina Galina Ulanova, ao participar do Primeiro Concurso Internacional de Varna/Bulgaria,concurso este que participou por convite do Corpo Diplomático do Itamaraty.

Ao retornar seguiu no TMRJ, participando das temporadas e excursões pelo Brasil e Exterior e também de temporadas com a Cia. Eugenia Feodorova.
Em 1973 recebe convite e assume a direção artística da EBATECA em Salvador/BA.
Em 1976 retorna ao seu posto no TMRJ.

Segue para a Cidade de São Jose dos Campos/SP, onde inaugura a sua Academia, em 1983. Criando seu próprio grupo que recebe o nome de Ballet Jovem Eleonora Oliosi.

Convidada pelo Centro de Arte Nós da Dança/CAND, retorna ao Rio de Janeiro, em 2000, assumindo a direção do Ballet Clássico.
Em 2010, por sua vasta experiência passa a ser requisitada como jurada para inúmeros Festivais, ministrando também Curso de Pedagogia da Dança e aulas técnica, até a presente data.

Galeria de fotos

Vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=N81wSOdFoUc

Copyright 2019 © Todos os direitos reservados - www.mestresdadanca.com.br